Mosaico Político

Gilberto Nascimento

Diariamente, as informações, os bastidores e as ideias que movem a política brasileira

11/04/2014 | 10:15 - Atualizado em: 11/04/2014 | 10:01

Filho de Lula ri de história sobre fazendas e  Friboi

Fábio Luís, acusado de ser dono de grandes áreas de terra e supostas mansões e aviões, quer punição a boateiros

Gilberto Nascimento gilberto.nascimento@brasileconomico.com.br
Uma das áreas mostradas na internet é, na verdade, da Escola Superior de Agricultura (Elsalq), de Piracicaba
Foto:  Divulgação

Fabio Luís Lula da Silva, o Lulinha, filho do ex-presidente Lula, foi alvo de piadas e brincadeiras de blogueiros presentes à entrevista com o seu pai na terça-feira, em São Paulo. Ele foi questionado por não estar, naquele momento, cuidando de suas fazendas ou administrando os negócios da Friboi. Lulinha riu. O filho do ex-presidente é alvo de boatos na internet de que seria dono de grandes áreas de terra e supostas mansões e aviões, além de empresas. Uma das áreas mostradas é, na verdade, da Escola Superior de Agricultura (Elsalq), de Piracicaba. Agora, ele até trata a questão com bom humor. Mas Lulinha, que acompanhou a entrevista com o pai no Instituto Lula, pediu a abertura de um inquérito no 78º. DP, na capital paulista, para a identificação dos responsáveis por esses comentários.

Seis internautas já foram chamados a depor. Apenas um, Daniel Graziano, ainda não compareceu. Daniel é gerente administrativo e financeiro do Instituto Fernando Henrique Cardoso (iFHC), ligado ao ex-presidente tucano. É filho de Xico Graziano, coordenador da área de internet do pré-candidato do PSDB à presidência, Aécio Neves. Procurado no iFHC, ele não retornou. Os outros intimados - Roger Lapan, Adrito Dutra Maciel, Silvio Neves, Paulo Cesar Andrade Prado e Sueli Vicente Ortega - disseram acreditar que os comentários sobre compra de fazendas e aviões fossem verdadeiros e não teriam “pensado na hora de fazer as postagens”. O advogado de Lulinha, Cristiano Zanin Martins, diz aguardar o resultado das investigações para definir se entrará ou não com processo contra as pessoas que “macularam a imagem” de seu cliente.

Filho pop

Lulinha mora no Paraíso, na capital paulista, numa área de classe média. No seu prédio, nenhum morador conversa com ele. Por outro lado, diz ser abordado o tempo todo pelos porteiros, faxineiros, garçons e frentistas que querem bater papo e perguntar sobre seu pai.

Pessoa com deficiência é tema comum

O presidenciável Aécio Neves (PSDB) visitou ontem a Feira Internacional de Tecnologias de Reabilitação, Inclusão, Acessibilidade e Paradesporto, em São Paulo, com a deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP), que é tetraplégica. Especulada para ser vice do tucano, a deputada afirma que o assunto não foi tratado por eles. O ex-presidente Lula teve uma agenda com tema semelhante. Visitou o projeto “Andar de Novo”, do neurocientista Miguel Nicolelis. O pesquisador desenvolve um exoesqueleto robótico movido pelo cérebro, para pessoas com paralisia voltarem a andar. O sonho da equipe é que um paciente use o equipamento para dar o pontapé inicial da Copa.

Contra o PT, Geddel sairá ao Senado

Inimigo do PT na Bahia, apesar de ter ocupado cargos nos governos Lula e Dilma, o ex-deputado federal Geddel Vieira Lima (PMDB) confirmou sua aliança com o DEM na eleição estadual deste ano.  Ele vai disputar o Senado, com o apoio do prefeito de Salvador, ACM Neto. O candidato da chapa ao governo será o ex-governador Paulo Souto. Em seu Twitter, Geddel explica que disputou “a prerrogativa” de concorrer ao governo e foi derrotado, sem “lamento ou amargor”.

Simon decide adiar sua aposentadoria

O senador Pedro Simon (PMDB-RS) deve disputar a reeleição. O veterano político gaúcho chegou a cogitar sua aposentadoria, depois de três mandatos consecutivos. Ele se reuniu com o pré-candidato do partido ao governo, Ivo Sartori. Os peemedebistas gaúchos estão próximos de se aliar ao PSB no Estado e devem apoiar o presidenciável Eduardo Campos.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Com Leonardo Fuhrmann


Notícias Recomendadas