Negócios

21/03/13 | 11:46 - Atualizado em: 21/03/13 | 11:46

Moody´s rebaixa ratings da Caixa, BNDES e BNDESPar

Os ratings de dívida sênior em moeda estrangeira das instituições financeiras foram rebaixados de "Baa1" para "Baa2", com perspectiva positiva.

Brasil Econômico redacao@brasileconomico.com.br
Com o rebaixamento dos perfis de risco de crédito da Caixa, do BNDES e do BNDESPAr, a Moody's destacou a deterioração na qualidade de crédito

A agência de classificação de risco Moody's anunciou que decidiu rebaixar em dois níveis os ratings da Caixa Econômica Federal, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e de sua subsidiária BNDESPar.

As instituições vêm recebendo incentivos do governo federal para apoiar as políticas econômicas que visam o combate à crise financeira global. Para isso, tanto Caixa quanto BNDES ampliaram a oferta de crédito a empresas e pessoas físicas.

Entre as decisões divulgadas pela agência de classificação de risco, destaque para o rebaixamento dos ratings de emissor de longo prazo do BNDES, que passaram de "A3 para Baa2", com perspectiva positiva. No mesmo sentido, o seu perfil de risco de crédito individual caiu de "Baa2" para "Ba1", enquanto os ratings de depósito de longo prazo em moeda local da Caixa também foram rebaixados de "A3" para "Baa2".

Já os ratings de dívida sênior em moeda estrangeira do BNDES, BNDESPar e Caixa foram rebaixados de "Baa1" para "Baa2", também com perspectiva positiva, mesma nota da dívida brasileira.

Com o rebaixamento dos perfis de risco de crédito da Caixa, do BNDES e do BNDESPAr, a Moody's destacou a deterioração na qualidade de crédito e o enfraquecimento do capital de nível 1 dos bancos.